domingo, 16 de setembro de 2007

VAIDADE

Marialva não se importou com a cara de poucos amigos que Leleco fez. Disse o que lhe veio à cabeça, não tinha papas na língua. Não o encontrava há um tempo e achou que ele realmente havia decaído, tinha que ser sincera.
- Mas você é mesmo um narcisista!! Imagina...ficar com essa cara emburrada só por causa de um comentário...Você se acha perfeito, por acaso ? Já não é mais nenhum garoto... Chegou aos trinta, deu uma envelhecida, tá com umas rugas, olheiras, barriguinha....Não tem nada demais no que eu falei, não sei porque essa cara...
- Não gostei mesmo. Pode dizer para todos que me irritei, não tem problema. Não achei nem um pouco legal você me dizer isso, me encontra depois de anos e manda essa? Isso não se fala, não tem educação? Já fiquei te criticando assim à toa, já impliquei com algum defeito teu ?? – falava e procurava um espelho tentando se certificar que a “amiga” estava equivocada
- Meu Deus, que absurdo – Marialva não acreditava – Como você consegue conviver com esse ego? Foi só um comentário...Eu deveria imaginar, você sempre foi um mimadinho mesmo. Sempre querendo ouvir elogios, sempre exigindo que eu passasse a mão na sua cabeça. É obcecado por atenção, sempre esteve mais preocupado com si próprio do que comigo. Era sempre assim, me deixava de lado com meus problemas e corria desesperadamente atrás de flerte, atenção...Egocêntrico, tá na hora de crescer !
- Ah, é claro, tinha que começar a lavagem de roupa suja, Marialva. Tudo bem, eu admito, sou vaidoso. Sou uma pessoa sem preconceitos, não passo meu tempo falando mal dos outros, não sou elitista e não julgo a vida de ninguém, mas tenho meus caprichos. Não tenho vergonha de dizer. Gosto de me sentir bonito, desejado e jovem. Me dá uma ótima sensação. É claro que vou me importar quando uma mal resolvida como você vier me criticar. Mal resolvida, sim, se é para falarmos do passado, então vamos lá. Você sempre fez isso. Sempre procurou depreciar os outros para se sentir melhor consigo mesma, para se esquecer do seus complexos, da sua loucura. Quando estávamos juntos eu era ótimo com você, tenho certeza disso. Sempre solícito, sempre tentava te incentivar. Só não me contaminava com a sua negatividade e depressão. Não deixava de falar com as pessoas por sua causa, se às vezes rolava um clima com alguém não era minha culpa, afinal a minha namorada estava sempre triste e irritada. Não corria atrás de nada disso.
- Claro, você nunca tem culpa de nada – ironizou Marialva, a discussão começava a esquentar – Pobre galãzinho, adorado por todos, não podia fazer nada se a namorada tinha problemas, não é mesmo? Está certo, eu tinha mesmo vários problemas, não era uma companhia agradável. Me sentia completamente sozinha, você não dava a mínima pra mim. Me perguntava o que estava havendo por pura diplomacia, para fazer a sua obrigação, não era nem um pouco sincero. É verdade, você era o bon vivant, sempre irritantemente animado, e eu a namorada complexada e triste. Tudo isso era mesmo verdade. O que você não percebe, Leleco, é o que o tempo passou. Passou para todos, inclusive para você, que não aceita isso. Hoje eu sou outra pessoa, uma mulher bem resolvida, tenho um ótimo emprego, evoluo cada vez mais, tenho a confiança de toda cúpula da empresa, um namorado que está longe de ser um galã, mas que é atencioso e bem sucedido. E você? Vive a mesma vida de anos atrás, praia todo dia, chopinho com os amigos, festas...Ainda deve ser sustentado pelos pais...Enfim, sua vida é uma ilusão, você é um velho e ainda não percebeu isso...
As verdades começavam a ser ditas, os complexos viam à tona. Leleco, sempre cavalheiro e ponderado, já havia perdido a paciência:
- Recalcada de merda!! Quem é você para falar desse jeito da minha vida, do meu jeito de ser? Nem todos precisam ser metódicos como você, vagabunda!! E daí, se não sou um exemplo, um burocrata, um empresário de sucesso? Tenho outras prioridades, você não pode chegar e depreciar tudo o que eu faço e acredito. Continuo vivendo uma ótima vida, o tempo passou, eu sei, mas ainda me divirto muito. Saiba que ainda faço muito sucesso com as mulheres, elas me adoram, amam minha simpatia, meu charme, o jeito com que eu faço tudo parecer simples e fácil. Não ouse dizer que eu sou um velho, não vivo como um velho, não pareço um !! Vai descontar seus problemas em outros..Cretina !!
- Humm, parece que toquei no ponto fraco...Pode até continuar a fazer sucesso com essas garotinhas de praia, mas em curto prazo tudo irá se acabar, esteja certo disso. Você está num claro processo de decadência....Na sua cabeça você vive como um Peter Pan, mas está envelhecendo como qualquer pessoa. Você é muito vaidoso, só não tem condições financeiras para sustentar essa vaidade. Entenda, criança, vaidade e beleza de um homem adulto se traduzem em dinheiro, segurança, estabilidade... Não é mais como na adolescência, onde basta ter um rostinho bonito. Você está na merda porque vai perder aquilo que sempre valorizou e não vai ter meios para sustentar seu ego de outra forma. Depressão e rejeição te esperam. Confesso que não vejo a hora disso acontecer. Agüentei por muito tempo a sua euforia estúpida, aquele charme que ofuscava a todos que estavam ao redor, a petulância de quem se considerava uma dádiva de Deus, eu mereço essa sensação, mereço me sentir por cima, vitoriosa. Te ver à beira do precipício me faz bem, Leleco. É uma compensação por tudo que sofri estando na sua companhia, pode ter certeza....
- Escuta bem o que eu te digo, Marialva, eu não estou interessado no futuro !!! Você vai perder esse duelo... Agora é questão de honra !!! Você não verá minha derrocada, nunca serei um velho fracassado...Você sempre me verá assim: jovem bonito, desejado, egocêntrico se essa é a palavra. Uma pessoa especial, o que sempre fui perto de você. Estará velha, decadente e sozinha e se lembrará para sempre de mim assim!!! Meus supostos defeitos atuais não serão defeitos para você, apenas marcas da minha eterna juventude...Você vai ganhar muito dinheiro, ser bem sucedida, arranjar um ótimo casamento, mas nunca terá o que eu tive, Marialva..Nunca terá sido feliz, nunca terá sido especial. Vai pensar em mim como alguém vibrante, sempre com um sorriso no rosto, com um brilho que você nunca teve e nunca terá. Nunca terá, me ouviu bem ? Nunca !!

Leleco, num gesto impulsivo, toma uma faca de um garçom que servia uma picanha na mesa ao lado e a crava de forma certeira no próprio peito. É fulminante. Leleco agoniza com um enorme sorriso, olhando com prazer para Marialva, que não acreditava no que via. Ele havia fugido do futuro nada promissor, se sentia realizado, imune às pragas da rancorosa ex-namorada. O Narciso morria feliz ao lado daquilo que foi a única coisa que sempre amou de verdade, sua própria imagem. Suas angustias e medos se encerravam. Havia conseguido o que sempre sonhou. Sua beleza estava eternizada.

4 comentários:

ZaPHod disse...

caraca muito bom o texto... muito bem escrito, envolvente, admito q na hra q eu vi o tamanho fiquei com preguiça... mas nao consegui parar de ler... parabens heim belo texto

Pedro Mourão disse...

valeu pelo elogio, mas eu confesso que eu mesmo quando vejo fico com preguiça de revisar meu texto...antimarketing total

Bernardo Lima disse...

texto bem grande, mas valeu a pena ler até o fim...
rsrs
parabéns!

ps: leleco é um nome bem engraçado...rsrs

Anônimo disse...

nossa...
nunca li nada igual,
um texto q me fez sentir raiva e pena
muito envolvente.
adorei!
parabens!